Instituição de
ensino, presente em todas as Unidades da Federação (26 estados + DF), atualiza
sua identidade visual tendo como base o conceito de inovação
O Senac, referência em
educação profissional, renova sua identidade visual e adota nova logomarca. A
mudança reforça o compromisso da instituição com a qualidade. Mesmo buscando
atender às diferentes demandas do mercado de trabalho de acordo com a realidade
das regiões onde atua, o Senac assegura a excelência de seus serviços e
produtos em todo o território nacional.
Durante o processo de
criação da nova logomarca, pesquisas realizadas com alunos e empregados da
instituição em diferentes estados revelaram que o Senac é reconhecido como uma
instituição que pensa no ensino do futuro e inova pela transformação do Brasil.
A partir daí, o
conceito de inovação permeou todo o desenvolvimento da nova identidade visual.
“A logomarca traz um avião de papel estilizado formado pela junção de
triângulos que, como uma seta, aponta em direção ao novo, ao futuro. A educação
profissional é o veículo dessa transformação de vidas, possibilitando a
ascensão pessoal e profissional dos brasileiros, que acompanham a trajetória de
sucesso econômico e social do país”, afirma Sidney Cunha, diretor-geral do
Senac Nacional.
O desenho segue
tendência mundial, no mercado publicitário, de evitar o formato quadrado em
logomarcas por sugerir rigidez e baixa mobilidade. A representação da marca
Senac seguia esse modelo, o que não traduzia o posicionamento da instituição.
Por isso, a opção por um desenho atual, moderno, que representa inovação e tem,
também, flexibilidade quando associado a outras marcas.
Desde que a antiga
logomarca foi criada, em 1969, somente quatro estados – Minas Gerais, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo – realizaram alterações e passaram a
utilizar identidade visual diferente dos demais departamentos regionais. A
partir de agosto, todos voltarão a ser representados pela mesma logomarca.
As mudanças serão
gradativas e os 27 regionais (um em cada estado brasileiro e no Distrito
Federal) terão até março de 2013 para atualizar seus materiais e suas
sinalizações com o novo símbolo. Cada unidade receberá uma cartilha para
descarte consciente e reciclagem dos materiais, que segue os preceitos do
programa de sustentabilidade Ecos, desenvolvido em parceria pelo Sistema
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)-Sesc-Senac.
Desenvolvida pelo
escritório de design Packaging Brands, a nova identidade visual fortalecerá
nacionalmente o compromisso do Senac em promover a inclusão social por meio da
educação profissional, alavancando o desenvolvimento social e econômico das
regiões em que atua.
Campanha Publicitária
O Senac apresenta ao
público sua nova logomarca por meio de uma campanha nacional, com início no dia
5 de agosto e veiculação em mídias digitais e TV aberta e por assinatura.
Desenvolvida pela agência de publicidade Ogilvy, a campanha tem como conceito a
“transformação” por meio da educação profissional, que apoia o desenvolvimento
econômico e social do país.
Já o público interno
conheceu a nova identidade visual em primeira mão, com campanha realizada no
dia 2 de agosto, por meio de programa de lançamento, transmitido via satélite,
para todos os estados do país.
Acompanhe o Senac nas
redes sociais:
Senac São Paulo
Há 10 anos, o Senac
São Paulo fez a primeira modificação em sua logomarca. Na época, a instituição
mudou sua identidade visual em todo o Estado com o objetivo de reposicionar a
imagem local da instituição – ícone em educação profissional.
“A mudança marcou uma
nova fase do Senac no Estado de São Paulo, fortalecendo e ampliando nossa
atuação. A nova identidade, que adotaremos no segundo semestre, vem para
consolidar a instituição como referência nacional em educação profissional”,
diz Luiz Francisco de A. Salgado, Diretor Regional do Senac São Paulo.
Instituição
educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza
programação de cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão
universitária em diversas áreas do conhecimento. São 55 unidades educacionais
em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac,
dois hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão e
mais a editora. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento
corporativo e de cursos a distância.
Sob a gestão da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(Fecomercio), o Senac São Paulo reúne a força de 1,8 milhão de empresas e
promove a difusão de conhecimento e empreendedorismo há mais de 66 anos.
Acompanhe
o Senac São Paulo nas redes sociais: